segunda-feira, 11 de novembro de 2013

2013/043 – Entrando no 12 com 7 – Parte 6


Semana de 11.11 a 16.11.2013

Homem no Espelho

1. A importância dos Olhos.

Quando nós olhamos alguma coisa atenciosamente, dizemos em uma expressão em inglês: “mantenha os seus olhos na bola” ou ainda é dito: mantenha os seus olhos bem abertos para ver o que nós vamos demonstrar a seguir".

Quando uma pessoa é treinada para uma tarefa, é dito que a pessoa tem uma visão especial para aquela tarefa; em relação a um decorador de casas dizemos que a pessoa tem “um olho para aquilo" ou "um toque especial para aquilo".

Na Bíblia os olhos são órgãos de percepção e envolvem muito mais do que ver no aspecto físico.

2. Os olhos estão localizados na parte superior do seu corpo:

- Posicionados para lhe dar uma visão; a perspectiva mais perto de DEUS.
- Você somente pode ver a você mesmo com seus olhos através de um espelho e, mesmo assim, a visão pode ser embaçada e não tão clara.

EXEMPLO: Os pais, por exemplo, muitas vezes têm dificuldades de ver os erros dos próprios filhos. Então os pais podem não ser bons espelhos para observar os filhos. Nossas emoções como pais, muitas vezes, ofuscam nossos olhos para ver os erros dos nossos filhos.

Muitas vezes o que os pais veem é somente os filhinhos lindos, correndo e subindo nos móveis da casa, riscando as paredes e não se comportando de forma nenhuma.

3. Muitas vezes tem coisas que precisamos mudar.

Mas como  mudar se não vemos corretamente?

- Aspectos da vida
- Erros a serem corrigidos
- Atitudes que necessitam ou melhorar atitudes
- Fazer elogios.

“Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido” (1Corintios 13:12).

4. Isto nos leva a ver a importância de termos discipuladores, mentores para a nossa vida.

Na escola nós temos professores, outro par de olhos para nos observar e ajudar, ensinar, corrigir o que está errado e aperfeiçoar. Imagine escrever um ditado num papel e depois de ler muitas vezes você ainda precisa que alguém faça a correção final, e erros podem ser encontrados. Nossos olhos ficam “viciados” ao que nos acostumamos a ver.

No trabalho temos chefes, outro par de olhos que podem nos ensinar a superar obstáculos e conquistar novos lugares de potencial. Especialmente eles nos dirão o que estamos fazendo errado para que tomemos o cuidado de não errar novamente. Nossos chefes colocam limites para nós criarmos alternativas de solução, mas eles fazem a supervisão.

O lugar mais importante de todos, na Igreja, é onde você vai para servir e servir de forma correta, o que mantém o caminhar da sua vida em Deus. Então você precisa de um discipulador, um mentor espiritual para lhe ajudar, para lhe mostrar e até mesmo para lhe dizer o que está sendo feito, se certo ou errado e se pode ser melhorado.

Os mentores podem nos mostrar as grande possibilidades e a chance de fazer certo, melhor e ter certeza de que está agradando a DEUS.

ESPELHO:  “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tiago 1:22 a 25).

Conclusão:

Você precisa de alguém para ser seu espelho, para mudar seu ponto de vista, sua perspectiva e percepção das coisas da vida!

Agora você pode decidir que lado seu espelho vai estar posicionado.

Se estiver virado para o chão o que você vai ver é o chão e a parede. Não vai lhe ajudar muito, pois vai deixar várias questões sem respostas, visto você não estar vendo corretamente o reflexo.

Ou você pode virar seu espelho para o céu, que lhe fará ver o infinito e lhe dará uma perspectiva de refletir algo que não impõe limites, mas lhe inspira a ir além, crescer e conhecer as maravilhas de Deus.

"Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém” (Apocalipse 1:7).

Toda mudança começa dentro de nós mesmos e não com as pessoas a nossa volta!

Deus lhe abençoe!

Jessye Bertoni Bertoni
Living Water Church of Orlando (Fl.)


AVISOS:

Todas as segundas intercessão às 19h
14/11 – quinta-feira – 20:00h – Aula de Batismo.
16/11 – sábado – 19:30h – Rede de Jovens – 7 semanas de AVIVAMENTO
22/11 – sexta-feira – 20:00h – Rede de Casais
24/11 – domingo – 18:00h – Batismo nas Águas (procure Pra. Rosana)
30/11 – sábado – 9:00h – Café da manhã para 1a. Geração na Águas Sede
30/11 – sábado – 19:30h – Culto Seekers


Nenhum comentário:

Postar um comentário