segunda-feira, 22 de junho de 2009

2009/022 - Enchei as vasilhas

"1.Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. 2. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. 3. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. 4. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. 6. Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. 7. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. 8. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. 9. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo 10. e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. 11. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele" (João 2:1 a 11).

Querido discípulo, estamos num tempo de céus abertos. Vimos nestes dias Deus nos presentear com a conquista nas eleições e tantas outras benção e estamos firmando estacas e doutrinando nossas famílias na Palavra.

A família de um modo geral está passando por uma das maiores crises de sua história.

Pesquisas: a cada 100 casamentos - 60 divórcios - 35 falta coragem - 5 se salvam - 3 suportáveis - 2 felizes

Deus tem nos falado sobre fortalecer as famílias – uma igreja que avança é composta de famílias saudáveis. Famílias saudáveis são o resultado de pessoas restauradas por Deus.

Qual é a razão destes números alarmantes? Por que será que a grande maioria dos casais fracassa?

Pessoas já entram para o casamento infelizes com elas mesmas e preparadas para a separação.

Às vezes o fracasso não se torna público; as feridas não são mostradas à sociedade, aos amigos ou à igreja. Mas a vida entra numa rotina asfixiante levando ao desespero. Por quê?

Esses 100 casais chegam ao casamento desejando muito ser felizes. Desses casais, a grande maioria chega ao altar se amando muito, mas acaba na separação ou na infelicidade. E os filhos sofrem, perdem seus referenciais e a sua identidade de filhos fica abalada.

Muitos hoje sofrem com o reflexo dos desgastes familiares que viveram no passado com seus pais. Veja esta história:

Archie Leach cresceu em um lar de classe média-baixa britânico, cheio de frustrações e infelicidade, pais que brigavam. Mãe que sofria de depressão, internações em hospital psiquiátrico, sensação de abandono.

Quando ele tinha 10 anos, seu pai internou a mãe em um hospital psiquiátrico.

Archie ficou totalmente desnorteado com o desaparecimento da mãe.

O pai deu-lhe apenas uma explicação vaga, dizendo que ela havia ido a algum lugar para "descansar".

Archie, que passou vinte anos sem saber a verdade, achava que ela o abandonara.

É compreensível que tenha se sentido profundamente magoado, como se tivesse sido traído. Jovem ainda, Archie começou a fazer teatro em Nova Iorque.

Mas aos 25 anos possuía uma opinião negativa de si mesmo como ator. Era um rapaz tímido e especialmente desajeitado com relação ao sexo oposto.

Um conhecido seu afirmou: "Ele ficava literalmente mudo na presença de mulheres".

Archie Leach pôde, mais tarde, desfrutar enorme sucesso no mundo do entretenimento.

Com porte bonito e clássico, começou a cultivar a imagem de elegante homem da sociedade. "A princípio, parecia desajeitado, mas sabia que para ser bem sucedido teria de tornar-se outra pessoa, e não era de desistir fácil".

Archie acabou estralando 72 filmes em quatro décadas com o nome artístico de Cary Grant.

Apesar de ser visto pelo mundo como alguém que venceu, fracassou em 4 casamentos. Vivia em isolamento, não sabia se relacionar com as pessoas. Era inseguro. Herdou de sua mãe a obsessão por dinheiro... acumulou fortuna de 40 milhões de dólares, mas ...guardava os barbantes dos pacotes, arrancava os botões das camisas das quais ia se desfazer, para futuro uso.

Aquele casal de noivos em Caná da Galiléia teve a brilhante idéia de convidar Jesus para o seu casamento (João 2:2).

Felizes aqueles que hoje têm certeza de que Jesus está presente em sua família e em sua vida.

Quer dizer que se Jesus está presente na nossa vida, nunca teremos dificuldades?

Lembre-se: aquele casal convidou Jesus para estar em seu casamento, descrito em João 2:3. E o vinho acabou. E o vinho simboliza alegria.

E tudo isso acabou naquela festa. Será que nos lares onde Jesus está presente também pode haver momentos turbulentos?

A Bíblia afirma que Jesus pode estar presente no casamento, e mesmo assim, podem haver dificuldades e problemas.

Talvez você esteja se perguntando: Qual é, então, a vantagem de ter a Cristo?

Eu lhe respondo:

- O sofrimento na vida daqueles que não têm Jesus é como uma ferida aberta; é como a gangrena que vai devorando, levando à loucura, ao desespero, e finalmente à morte.

- Mas os momentos de luta na vida dos que têm comunhão com Cristo, é como a ferida limpa que doe, sangra, mas sara. E com o tempo só restam cicatrizes.

Você pode estar atravessando o vale de sombras de morte nos sentimentos, na vontade, na alegria, com doença, enfermidade e tribulação.

Talvez você esteja com o coração ferido e com medo de crer e se frustrar.

Você pode sofrer, mas o sofrimento não durará a vida toda.

Uma coisa é sofrer com Cristo. Outra é sofrer sozinho. Sozinho você se desespera, fica louco e pode até chegar ao suicídio. Com Cristo, você pode chorar, pode sangrar, mas sente um braço poderoso sustentando sua vida.

Deus não prometeu que Seus filhos nunca teriam dificuldades neste mundo. Ele prometeu que Seus filhos nunca estariam sozinhos. Ele pode não livrar você do deserto, mas lhe livra no deserto. Deserto é escola do Senhor!

Jesus estava no casamento em Caná da Galiléia, mas mesmo assim aconteceu algo desagradável na festa. Acabou o vinho. E as pessoas cometeram um erro. Elas podiam ir ao Mestre e dizer-lhe: - Senhor, ajuda-nos. O vinho acabou. Mas foram à Maria.

Precisamos ter em mente que quando Jesus está presente em nossa vida, somos capazes de enxergar a luz em meio às trevas.

Não precisamos de mediadores. Jesus é o único Mediador entre nós e Deus. Não fique esperando dos outros, a mudança do outro, a iniciativa do outro...

Em João 2:3 e 4 vemos que no casamento de Caná da Galiléia, as pessoas tinham Jesus presente, mas em lugar de ir a Ele, foram à Maria, mãe de Jesus e ela, com todo carinho lhes disse:

- Filhos, eu não posso resolver esse problema, mas conheço a única pessoa que pode fazer isso para vocês. E os levou a Jesus. "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1Timóteo 2:5).

Vejamos o que Maria disse aos homens:

(João 2:5).- Vocês querem que o problema da falta de vinho seja resolvido? Então, façam tudo o que Ele vos mandar. Esta é a declaração mais bonita que Maria nos deixou.

Se Ele mandar você ir para a direita, vá para a direita; se Ele disser para ir para a esquerda, vá para a esquerda. Por favor, não tente mudar o que Jesus mandou. Cumpra o que Ele ordenou.

Muitos de nós não temos humildade suficiente para ir à Bíblia e fazer o que Jesus nos manda. Estamos sempre tentando corrigir a Deus e tendemos a interpretar e colocar as nossas opiniões.

"Quando o que está escrito combina com o que cremos, aí está tudo bem". Porém, quando não encaixa com a nossa maneira de ser e de viver, então tratamos de fazer algumas modificações que nos são convenientes.

Mas Maria disse: - Façam tudo o que Ele ordenar.

Sabe por que a Maria deu este conselho? Porque muitas vezes as coisas que Deus nos pede parecem loucura.

Hoje vamos fazer mais um ato profético e isso pode lhe parecer loucura...

Em Caná da Galiléia os homens se dispuseram a obedecer a Jesus. E sabe o que aconteceu? Jesus lhes disse:

(João 2:7)- Enchei essas vasilhas d'água!

Os homens olharam para Jesus e disseram:

- Senhor, Tu não estás entendendo nosso problema. O nosso problema não é a falta de água, e sim de vinho!

Mas a orientação é: "fazei tudo o que Ele vos mandar".

Deus muitas vezes vai nos pedir coisas que parecem incoerentes e loucura aos nossos olhos. Encher as vasilhas d'água, para quê? Não precisamos d'água, precisamos de vinho. Mas não discuta com Deus. Se Deus mandou encher as vasilhas d'água, obedeça. Deus conhece o seu problema e quer solucioná-lo.

E os homens, meio incrédulos, encheram as vasilhas.

Então Jesus lhes disse: - Podem servir.

Eles olharam as vasilhas e lá dentro havia água.

Novamente Jesus lhes disse: - Sirvam.

E eles certamente pensaram: "Senhor, nós O obedecemos até aqui, mas não vamos continuar. Servir água em lugar de vinho é a maior humilhação que um anfitrião pode passar".

Sabe querido, somos muito imediatistas e temos visão limitada...

Queremos ver os resultados logo. E com Deus, às vezes, as coisas não funcionam desta maneira.

Esperamos resultados na nossa forma, mas Deus usa as coisas loucas pra confundir as sábias...

Naamã 7 mergulhos...Mas 7? Mas no rio Jordão? Mas tenho que ir até lá?

Enfim entrou, e a Bíblia diz que quando ele saiu da água, sua carne estava completamente curada, limpa como a pele de um bebê.

Talvez você não esteja entendendo o problema daquele casal.

Naquele tempo, se um casal fizesse uma festa de casamento e acabasse o vinho, esta seria a maior vergonha que uma pessoa poderia passar na vida.

Esta história é a história de um casal à beira da desgraça, e um milagre divino transformou a água em vinho e resolveu o problema.

Eu pergunto:

- Aquele Jesus que teve poder para transformar a água em vinho, não tinha poder para encher as vasilhas? Claro que tinha.

Por que então ordenou que enchessem as vasilhas d'água?

Porque aqui está a participação humana. Deus não pode forçar ninguém. Ele pode transformar sua vida e fazer milagres. O que Ele não pode fazer é entrar em seu coração sem a sua licença.

Você tem que abrir o coração a Ele. Você tem que encher a vasilha d'água, orar, fazer os atos proféticos com fé, jejuar...

Para Deus, não importa a distância que você está dEle. Não importa o tamanho do seu problema. Não importa quão baixo você caiu.

O milagre é com Deus. Mas a decisão é com você.

(João 2:10) Não há nada que Deus não possa fazer. Não há água que Ele não possa transformar em vinho.

Jesus está chegando; está batendo à porta de seu coração. Mas Ele não pode entrar sem que você diga sim.

Não existe outra maneira de você receber o grande milagre da transformação a não ser pela sua decisão a favor de Cristo.

Se você sente que seus sonhos estão caindo, deixe que Jesus os reconstrua. Se você sente que deve abrir o coração a Jesus, não espere mais.

Dê a Ele uma oportunidade.

Entregue-se a Jesus e deixe-O consertar as coisas erradas em sua vida.

Jesus é a sua salvação por isso estamos alegres.

"Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres" (Salmos 126:3).

DIGA: Espírito Santo toma minha mente e me abençoe. Eu quero ser transformado e sei que esta noite marcará minha história. Todos os inimigos desta palavra sejam repreendidos em nome de Jesus.

"19. Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. 20. Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. 21. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade" (2Reis 2:19 a 21).

Deus abençoe você!

Shalom, shalom.

Apa. Célia Arnesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário